A Advocacia-Geral da União (AGU) recebeu um comunicado da Meta, empresa dona do Instagram, Facebook e Threads, informando que cumprirá o prazo de 72 horas para justificar o encerramento de seu programa de checagem de fatos nas redes sociais. A resposta da Meta está prevista para ser entregue até o final da tarde desta segunda-feira (13), conforme a defesa da empresa.
A notificação foi emitida pela Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD/AGU) na última sexta-feira (10). Assim que a manifestação for recebida, ela será analisada pela equipe da PNDD, que discutirá os próximos passos com representantes de diversos ministérios, como os da Justiça e Segurança Pública, Direitos Humanos e Comunicação Social da Presidência da República.
A AGU destacou, na notificação, que a decisão da Meta de suspender o programa pode ter repercussões negativas, especialmente no que diz respeito à integridade do ambiente informacional. A defesa da União considera que as empresas de tecnologia devem assumir sua responsabilidade na manutenção de um espaço digital saudável e tomar medidas para minimizar os impactos negativos de seus serviços sobre os usuários.