Entre os dias 21 e 26 de janeiro, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) participará do 17º Encontro Nacional de Muladeiros, realizado no Parque de Exposição de Iporá (GO). O principal objetivo da participação é fornecer orientação aos criadores e produtores rurais sobre os requisitos sanitários necessários para o transporte de animais, com foco em evitar riscos sanitários durante o evento. Para isso, a Agrodefesa contará com uma unidade móvel no local, onde fiscais agropecuários prestarão esclarecimentos e distribuirão materiais informativos relacionados à documentação obrigatória, exames e vacinas.
O Encontro Nacional de Muladeiros, considerado o maior do mundo no segmento, é organizado pela Associação de Muladeiros do Oeste Goiano (Amog) e atrai milhares de apreciadores da espécie. Durante o evento, além de desfiles e aquisição de animais, os participantes recebem orientações sobre cuidados com os muares. A presença da Agrodefesa é estratégica para promover a educação sanitária, destacando as medidas que visam a garantir a sanidade dos animais no estado, além de proporcionar um ambiente de aprendizado sobre o trânsito de animais.
Uma das principais orientações da Agrodefesa refere-se à documentação exigida para a participação de animais em eventos equestres, como a Guia de Trânsito de Animal (GTA), exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e vacinação contra a Influenza Equina. Para facilitar esse processo, foi criado o Passaporte Equestre, uma alternativa para a movimentação de equídeos, que simplifica a documentação necessária e amplia o prazo de validade dos exames. Este passaporte digitalizado, acessado por QR Code, facilita o trânsito de animais em conformidade com as normas sanitárias estabelecidas pela Agrodefesa.