O Agrocolégio Estadual Maguito Vilela, localizado em Goiânia, inicia suas atividades no próximo dia 20 de janeiro com o objetivo de oferecer uma educação integrada ao ensino médio e à formação profissional na área de Agropecuária. A proposta visa capacitar jovens estudantes da zona rural para o mercado de trabalho, com um currículo que combina disciplinas tradicionais do ensino médio e conteúdos específicos como técnicas agropecuárias. Além disso, a escola promete acesso a novas tecnologias, fundamentais para o crescimento do agronegócio no estado de Goiás.
O projeto, que conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação e da Emater, busca, ainda, preparar os alunos para atuar na extensão rural ou dar continuidade ao trabalho no campo, muitas vezes desempenhado pelas famílias dos estudantes. O centro de treinamento da Emater será a sede do novo colégio, que oferece modalidades de internato e semi-internato. A escolha do nome “Maguito Vilela” para o Agrocolégio homenageia o legado do ex-governador e parlamentar, que foi defensor da educação e do agronegócio no estado.
O número de alunos no colégio deverá crescer ao longo dos próximos anos. Iniciando com 60 estudantes, a expectativa é que até 2027 o número de matrículas atinja 180, distribuídos em turmas de 1ª e 2ª séries do ensino médio. O colégio terá profissionais especializados nas áreas essenciais ao ambiente rural, com foco em temas como irrigação, fitopatologia, entomologia e solos, com o objetivo de formar profissionais altamente qualificados para o setor agropecuário.