A Agência Nacional de Mineração (ANM) anunciou o encerramento do nível de emergência do Dique B, localizado na Mina Horizontes, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. A estrutura, que tem 45 metros de altura e armazena cerca de 841,8 mil metros cúbicos de sedimentos, recebeu uma Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva. A Vale, responsável pela barragem, informou que a melhora das condições foi possível graças a obras de direcionamento das drenagens e a realização de investigações geotécnicas complementares, que contribuíram para garantir maior segurança.
O Dique B estava em nível de emergência 1, o segundo mais grave, antes do anúncio da ANM. A mineradora afirmou que, apesar da melhoria no dique, outras 14 barragens da empresa seguem com algum nível de emergência, mas todas estão inoperantes. As obras e ações corretivas realizadas no Dique B são parte de um esforço contínuo para estabilizar a infraestrutura e evitar riscos potenciais à população e ao meio ambiente.
Atualmente, o Brasil conta com duas barragens em nível 3 de emergência, o mais grave, ambas localizadas no estado de Minas Gerais. A situação das barragens segue sendo monitorada de perto, e a ANM mantém um acompanhamento constante para garantir a segurança das estruturas, assim como a transparência das informações relacionadas ao risco geotécnico.