A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), anunciou que, a partir de segunda-feira (13), passará a utilizar exclusivamente o aplicativo de mensagens UNA, substituindo o WhatsApp. A decisão segue as recentes mudanças nas políticas de moderação de conteúdos da Meta, dona do WhatsApp, e visa garantir maior segurança nas comunicações e transações realizadas pelos funcionários da agência. O UNA, ferramenta já utilizada pelo Exército Brasileiro, oferece criptografia avançada, sendo considerada altamente segura.
Essa medida acontece em um momento em que a Meta implementa novas diretrizes para garantir mais liberdade de expressão nas suas plataformas, como o fim de filtros e moderação de conteúdos, além de reduzir a checagem de fatos. Essas mudanças têm gerado preocupações entre autoridades brasileiras, que pediram esclarecimentos à empresa sobre as implicações no Brasil, incluindo a modificação da política de moderação de conteúdos e o fim do programa de checagem de fatos.
Enquanto a Meta revisa suas políticas, ela também enfrenta uma notificação extrajudicial da Advocacia-Geral da União (AGU), que solicita esclarecimentos sobre o impacto de suas decisões nas plataformas no Brasil. A empresa destacou que continuará removendo conteúdos que envolvam alegações desumanizantes e calúnias graves, mas com uma abordagem mais flexível em relação a discursos políticos e religiosos.