A Agência Goiana de Habitação (Agehab) e a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) emitiram um alerta sobre a ocorrência de fraudes e golpes envolvendo programas habitacionais em Goiás. As modalidades oferecidas, como o “Para Ter Onde Morar Construção”, “Aluguel Social” e “Regularização Fundiária”, são gratuitas e devem ser acessadas diretamente pelos cidadãos, sem intermediários. A Agehab esclareceu que alguns indivíduos têm se apresentado como facilitadores, pedindo taxas de inscrição para garantir acesso aos programas, o que é ilegal. Os candidatos devem se inscrever diretamente pelo site oficial da Agehab, sem custos adicionais.
Entre as opções de moradia, o programa “Para Ter Onde Morar – Construção” oferece casas a custo zero para famílias de baixa renda em diversos municípios, enquanto o “Aluguel Social” proporciona um suporte financeiro para famílias em condições de vulnerabilidade habitacional. Ambos os programas exigem critérios como a inscrição no Cadastro Único e um período mínimo de residência no município. Já o programa de “Regularização Fundiária” oferece a escritura gratuita para famílias com renda de até seis salários mínimos que residem em imóveis construídos e doados pelo Estado de Goiás.
Por outro lado, o “Para Ter Onde Morar – Crédito Parceria” oferece um subsídio de até R$ 46 mil para famílias com renda de até três salários mínimos, que podem usar o valor para reduzir o custo do financiamento de um imóvel, com o restante do valor financiado por bancos. As inscrições para esses programas devem ser feitas exclusivamente no site oficial da Agehab, sem a necessidade de intermediários. A população também pode denunciar atividades suspeitas através dos canais de atendimento da agência, que realiza investigações para combater fraudes.