O advogado Marcello Lavenère Machado, de 86 anos, faleceu neste domingo (12) em Brasília. Conhecido nacionalmente por sua atuação como presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Lavenère foi responsável por assinar o pedido de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello em 1992. Ele também foi membro vitalício da OAB e atuou ao longo da sua carreira em defesa da democracia, justiça social e direitos humanos.
Lavenère desempenhou um papel importante no período pós-ditadura militar, sendo presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça entre 2003 e 2007, onde trabalhou na análise das reparações para vítimas do regime. Sua dedicação à justiça social também foi destacada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que expressou pesar pela perda do jurista e ressaltou seu legado na defesa dos direitos humanos. Lavenère foi também membro da Comissão de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
No campo acadêmico, Marcello Lavenère foi professor na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na Universidade de Brasília (UnB) e na Escola Superior do Ministério Público. Ele deixa esposa, seis filhos, 15 netos e sete bisnetos. O velório e a cremação serão realizados em Brasília nesta segunda-feira (13).