As ações europeias fecharam em alta nesta terça-feira (7), impulsionadas pelo bom desempenho do setor de energia, com destaque para os papéis da Frontline, empresa norueguesa de navios petroleiros, que subiram 7,4%. O índice pan-europeu STOXX 600 avançou 0,3%, atingindo 513,08 pontos, um patamar não visto desde três semanas atrás. O otimismo do mercado foi moderado por dados econômicos variados, com a inflação na zona do euro acelerando em dezembro, o que gerou especulações sobre as implicações para as decisões do Banco Central Europeu (BCE), especialmente em relação aos juros.
Embora ainda haja consenso de que o BCE deve continuar com o corte das taxas de juros em sua reunião de janeiro, o impacto disso foi visível em setores sensíveis às taxas, como o imobiliário e de construção. O setor imobiliário caiu 0,6%, enquanto o de construção e materiais perdeu 0,4%. Por outro lado, o setor de energia teve um crescimento de 0,8%, reforçando o panorama de alta para as ações de energia, um dos principais motores do mercado europeu no dia.
Os índices de mercados europeus apresentaram resultados variados. Em Frankfurt, o DAX subiu 0,62%, enquanto em Paris, o CAC-40 teve alta de 0,59%. Por outro lado, o índice PSI20, em Lisboa, registrou uma queda de 0,53%. Com a reunião de política monetária do BCE programada para o final de janeiro, os investidores continuam atentos aos dados de inflação e à possível resposta do banco central, que será um fator-chave para a direção dos mercados nas próximas semanas.