As ações da seguradora Porto (PSSA3) e da fabricante de ônibus Marcopolo (POMO4) apresentaram alta na primeira sessão após sua inclusão no Ibovespa, o principal índice da Bolsa brasileira. Na manhã desta segunda-feira (6), os papéis da Porto subiram 2,27%, cotados a R$ 35,56, enquanto os da Marcopolo avançaram 2,86%, atingindo R$ 7,56. A inclusão no índice geralmente impulsiona o preço das ações devido ao aumento de negociações promovido por fundos e investidores.
De acordo com analistas da XP, ações adicionadas ao Ibovespa se tornam alvo de compra, especialmente por fundos passivos e ETFs que buscam replicar o desempenho do índice. Essa maior demanda cria um movimento de valorização em torno do anúncio e do rebalanceamento da carteira. Embora o efeito inicial possa ser temporário, a maior exposição no mercado pode beneficiar os papéis no longo prazo.
Para integrar o Ibovespa, as empresas devem cumprir critérios rigorosos, como negociar em 95% dos pregões no último ano e atingir um volume financeiro mínimo de 0,1% do mercado à vista. Além disso, devem estar entre os ativos com maior Índice de Negociabilidade e não podem ser classificadas como penny stocks. A inclusão reflete a relevância crescente das companhias na Bolsa e pode ampliar sua atratividade para investidores.