Em 2024, as rodovias da Região Metropolitana de Ribeirão Preto registraram um aumento significativo no número de acidentes, atingindo o maior índice desde 2016, com cerca de 2,1 mil ocorrências e 46 mortes. As cidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho, Jardinópolis, Jaboticabal e Cravinhos concentram a maior parte dos acidentes, com destaque para choques, colisões traseiras e tombamentos. Esses números refletem não apenas falhas nas infraestruturas rodoviárias, mas também questões relacionadas à fiscalização e ao transporte coletivo, que enfrentam dificuldades estruturais e de segurança.
A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) tem intensificado as fiscalizações na região, focando na retirada de veículos clandestinos e irregulares das vias, que são apontados como uma das principais causas de acidentes. Segundo a agência, o transporte clandestino, que também envolve prefeituras pequenas, compromete a segurança dos passageiros, muitos dos quais são trabalhadores rurais. Além disso, problemas como a presença de andarilhos nas estradas, motociclistas circulando em baixa velocidade e veículos em mau estado de conservação aumentam os riscos de colisões e outros incidentes.
Os casos de acidentes fatais, como o ocorrido em 2023 com um ônibus que tombou na Rodovia Deputado Cunha Bueno, evidenciam a gravidade da situação. A investigação do acidente revelou falhas na manutenção dos veículos, incluindo problemas nos tambores de freio. Esse episódio, que resultou na morte de nove pessoas, trouxe à tona a necessidade de maior fiscalização e melhorias na conservação das rodovias, além de reforçar a importância de ações preventivas para garantir a segurança dos motoristas e passageiros na região.