Na manhã de quarta-feira, 8 de janeiro de 2025, um grave acidente ocorreu em uma obra no Bairro Jaraguá, em Uberlândia, envolvendo um elevador de carga. O equipamento, que não era destinado ao transporte de pessoas, despencou do quarto andar do edifício, resultando na morte de um trabalhador e ferimentos graves em outro. O Corpo de Bombeiros informou que as testemunhas relataram que o elevador transportava dois operários no momento da queda. A principal suspeita é de que tenha ocorrido uma falha no cabo de sustentação do elevador, mas as investigações seguem em andamento.
De acordo com o auditor do Ministério do Trabalho, o elevador que caiu estava inadequado para o transporte de pessoas, sendo projetado apenas para o carregamento de materiais. Para a obra em questão, o equipamento adequado seria um elevador de cremalheira, que permite o transporte tanto de pessoas quanto de materiais. Além disso, uma falha no controle de uso do equipamento também está sendo investigada, já que o operador estava em um andar diferente dos trabalhadores que utilizaram o elevador.
A Portento Construtora, responsável pela obra, afirmou estar prestando assistência médica, psicológica e material à vítima sobrevivente e aos familiares dos trabalhadores envolvidos. A empresa também declarou estar colaborando com as autoridades e fornecendo toda a documentação necessária para as investigações. A obra foi interditada, e a construtora terá um prazo de oito dias para entregar os documentos técnicos relacionados ao elevador utilizado no acidente. A Polícia Civil e o Ministério do Trabalho seguem investigando as causas do ocorrido.