A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela organização do Oscar, confirmou a elegibilidade do filme “Ainda Estou Aqui” e da atriz Fernanda Torres para concorrer nas principais categorias da premiação. A confirmação possibilita que o longa de Walter Salles dispute o prêmio de Melhor Filme, enquanto Fernanda Torres está qualificada para a categoria de Melhor Atriz. Outros membros do elenco, como Fernanda Montenegro, também são considerados aptos para possíveis nomeações.
A elegibilidade dos filmes e de seus protagonistas segue um procedimento padrão da Academia, que divulga a lista de obras e profissionais aptos a concorrer em várias categorias. “Ainda Estou Aqui” teve um bom desempenho em festivais, recebendo prêmios importantes, e agora conta com uma campanha entre os votantes, o que pode garantir sua vaga entre os 10 indicados a Melhor Filme. O processo de indicação também abrange as categorias de atuação e outras áreas do cinema.
Embora seja raro que filmes estrangeiros ganhem o prêmio de Melhor Filme, como ocorreu com “Parasita” em 2019, a possibilidade de “Ainda Estou Aqui” figurar entre os concorrentes é real. Para ser elegível, o filme deve ter estreado comercialmente em cinemas dos Estados Unidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024 e permanecer em cartaz por pelo menos uma semana. O anúncio dos indicados ao Oscar 2025 acontecerá no dia 17 de janeiro, e o filme está na lista de pré-indicados ao prêmio de Melhor Filme Internacional.