A Academia de Ciência e Artes Cinematográficas de Hollywood anunciou o adiamento do anúncio das indicações ao Oscar 2025, que estava previsto para 17 de janeiro. A nova data para a divulgação das indicações será 23 de janeiro, devido aos incêndios que devastaram a região de Los Angeles, nos Estados Unidos. O período de votação também foi ajustado e agora se encerrará em 14 de janeiro. Apesar do adiamento, a cerimônia de premiação continua marcada para o dia 2 de março de 2025.
O incêndio, que foi intensificado pelos ventos fortes, causou grandes danos e forçou a evacuação de mais de 30 mil pessoas, incluindo diversas personalidades de Hollywood. A situação levou ao cancelamento de vários eventos importantes da indústria cinematográfica, como o Critics Choice Awards e o lançamento de filmes aguardados, como “The Last Showgirl” e “Lobisomem”. A organização da Academia comunicou a mudança a seus mais de 10 mil membros por e-mail.
Entre os brasileiros, a expectativa é grande para o Oscar deste ano, já que o Brasil tem chances significativas de concorrer na categoria de Melhor Filme Internacional, com o longa “Ainda Estou Aqui”. A recente vitória de Fernanda Torres no Festival de Cinema de Roma também aumentou as esperanças de uma possível indicação entre as melhores atrizes.