A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciaram o lançamento de um edital com o objetivo de fomentar o comércio eletrônico nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. O programa destina um total de R$ 4,92 milhões para apoiar nove projetos selecionados, visando fortalecer a atuação do e-commerce nas regiões com menor representatividade no setor. A iniciativa é parte dos esforços para aumentar a competitividade dessas áreas no mercado digital.
O processo seletivo será dividido em duas fases. Na primeira, 20 projetos serão escolhidos, um para cada estado das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Na segunda etapa, nove desses projetos serão selecionados para receber financiamento de R$ 380 mil cada, com a possibilidade de três deles avançarem para uma fase de escalabilidade, que contará com recursos adicionais de R$ 500 mil e acompanhamento técnico da ABDI e MDIC por mais um ano. O foco é apoiar soluções inovadoras que possam superar desafios como logística, capacitação digital e comunicação online para micro, pequenas e médias empresas.
Segundo dados do MDIC, o comércio eletrônico no Brasil teve um crescimento de 4,8% em 2023, movimentando R$ 196,1 bilhões. No entanto, o mercado ainda é muito concentrado no Sudeste, que representa 73,5% das vendas online, enquanto as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste continuam com uma participação limitada, com 1,3%, 7% e 3%, respectivamente. As inscrições para o edital estão abertas até 17 de fevereiro e podem ser realizadas por redes de inovação compostas por pelo menos três instituições que apoiem o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas nessas regiões.