A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou uma redução de 40% na distribuição de água em Fernando de Noronha, com um novo calendário emergencial de abastecimento a partir desta quarta-feira (8). As áreas afetadas terão apenas um dia com água seguido de três sem, uma mudança que impacta localidades como Floresta Nova, Porto e Sueste, entre outras. Essa medida temporária foi adotada devido a um problema técnico no sistema de bombas que alimenta o principal dessalinizador do arquipélago.
Para resolver a situação, uma equipe técnica foi enviada à ilha para avaliar os danos e propor uma solução. Os primeiros diagnósticos começarão nesta quarta-feira (8), e um representante da empresa responsável pelo equipamento chegará à ilha na quinta-feira (9) para complementar as análises. A Compesa busca restabelecer o sistema o mais rápido possível, mas a solução definitiva depende da complexidade do problema identificado.
O calendário emergencial de abastecimento é uma tentativa de minimizar os impactos na população local enquanto o conserto não é concluído. A companhia orienta os moradores a economizarem água durante esse período e reforça seu compromisso em solucionar o problema com a maior celeridade possível.