A 15ª edição da Parada LGBTI+ do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, ocorrerá de 24 a 26 de janeiro de 2025 e traz um novo formato, sendo organizada como um festival com debates, manifestações culturais, ações de cidadania e direitos humanos, além da tradicional marcha. O lema deste ano, “Muito Prazer, Eu Existo!”, visa destacar a resistência das populações faveladas e LGBTI+ e promover a visibilidade dessas comunidades. A mudança para o formato de festival reflete o esforço de tornar a Parada um espaço mais abrangente para discussões sobre temas relevantes e construção de novos futuros para essa população.
O evento começa na sexta-feira, 24, com a discussão de dados do 1º Dossiê Anual do Observatório de Violências LGBTI+ em Favelas, que aborda questões cruciais como a luta das mulheres trans na Maré e o histórico das organizações LGBTI+ da região. No sábado, 25, será realizada uma ação itinerante pelas ruas da favela, levando informações sobre violência, saúde, empregabilidade e renda da população LGBTQIAP+. Já no domingo, 26, a tradicional marcha será realizada no Parque União, encerrando as atividades com apresentações culturais, incluindo shows de drag queens e artistas da cena local.
O festival também contará com lançamentos importantes, como materiais de segurança voltados para mulheres trans e travestis, profissionais do sexo, além de pesquisas sobre empregabilidade e moradia para a comunidade periférica. Com o objetivo de destacar a presença de LGBTs nas comunidades faveladas e evidenciar seus desafios diários, o evento busca promover a inclusão e a conscientização sobre os direitos dessa população.