A votação das contas de 2020 do ex-prefeito de Taubaté, Ortiz Júnior, que estava prevista para ocorrer na tarde desta quarta-feira (18), foi adiada após um pedido de vista de um vereador. O pedido de vista permite que o parlamentar tenha mais tempo para analisar o caso antes de tomar uma decisão. Com isso, a nova sessão para discutir e votar o parecer foi marcada para esta sexta-feira (20), em uma sessão extraordinária convocada, apesar do recesso da Câmara Municipal.
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) já havia reprovado as contas de Ortiz Júnior, que são referentes ao último ano de sua gestão como prefeito. O TCE manteve o parecer desfavorável após rejeitar um recurso apresentado pelo ex-prefeito. Agora, cabe à Câmara Municipal decidir sobre a aprovação ou rejeição do parecer do TCE. Para que o parecer seja rejeitado, é necessário que dois terços dos vereadores votem a favor, ou seja, pelo menos 13 votos favoráveis.
A votação das contas de 2020 é um assunto polêmico, com alguns munícipes pressionando pela rejeição do parecer do TCE. A decisão final sobre a aprovação das contas será tomada pela Câmara, que deve analisar o caso com base nas explicações apresentadas e no parecer do TCE. O processo de votação será nominal, ou seja, com a identificação do voto de cada vereador.