O Volkswagen T-Cross é o modelo mais vendido no segmento de SUVs no Brasil em 2024, conforme dados divulgados pela Fenabrave. De janeiro a novembro, o T-Cross emplacou mais de 74 mil unidades, mantendo-se à frente do Hyundai Creta, que ocupa a segunda posição. Embora o T-Cross não tenha sido o líder absoluto de vendas todos os anos, ele foi o mais vendido em 2020, 2023 e agora em 2024, após assumir a liderança a partir de abril deste ano. Em comparação com outros anos, a disputa pelo topo foi acirrada, com o Jeep Renegade superando o modelo da Volkswagen em 2021 e o Chevrolet Tracker em 2022.
Em termos mensais, o T-Cross também dominou as vendas, superando seus concorrentes com uma diferença de 17,87% em relação ao Hyundai Creta, que ficou em terceiro lugar no mês de novembro. O T-Cross vendeu 9.468 unidades em novembro, representando um crescimento de 55% em relação ao Creta, que registrou 6.082 unidades. Outros modelos como o Chevrolet Tracker e o Volkswagen Nivus também mantiveram boas posições, mas sem ameaçar a liderança do T-Cross.
O mercado de SUVs no Brasil segue em crescimento e já representa quase metade das vendas de carros zero km no país, com 47,91% de participação. Desde 2020, os SUVs ultrapassaram os hatches pequenos em volume de emplacamentos, consolidando-se como a categoria preferida dos consumidores brasileiros. Modelos como o T-Cross, Creta e Tracker continuam a se destacar entre os mais vendidos, refletindo a crescente preferência do público por carros mais espaçosos e versáteis.