O ministro Vital do Rêgo foi empossado nesta quarta-feira (11) como presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), substituindo Bruno Dantas, que exerceu o cargo nos últimos dois anos. A cerimônia contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que tem cumprido compromissos no lugar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em recuperação após uma cirurgia.
Vital do Rêgo assumirá oficialmente a presidência do TCU em 1º de janeiro de 2025, tendo o ministro Jorge Oliveira como vice-presidente. O Tribunal de Contas da União é responsável por fiscalizar a execução orçamentária do governo federal, atuando como órgão de controle externo do Executivo. Os mandatos no TCU são de um ano, com possibilidade de recondução por mais um.
Com vasta experiência na política, Vital do Rêgo é membro do TCU desde 2015. Ele possui formação em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Sua trajetória inclui passagens como vereador, deputado estadual, deputado federal e senador.