O prefeito eleito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), participou nesta segunda-feira (16) da entrega oficial de 46 novos ônibus do programa Refrota, ao lado do ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela. O evento foi realizado na sede da HP Transportes, concessionária que opera na Região Metropolitana de Goiânia e primeira beneficiada pelo programa em Goiás.
Em sua fala, Leandro Vilela ressaltou a importância da parceria entre Aparecida, Goiânia e os Governos Estadual e Federal para melhorar o transporte coletivo e destacou seu compromisso em tratar o tema com seriedade e responsabilidade no município, buscando soluções que beneficiem os trabalhadores e a população da região metropolitana.
“A entrega desses novos ônibus reflete o compromisso com o desenvolvimento da mobilidade urbana e a melhoria dos serviços públicos. Estamos avançando em direção a um transporte coletivo mais eficiente e sustentável, beneficiando diretamente os moradores de Aparecida e toda a região metropolitana. Estaremos todos de mãos dadas para melhorar a qualidade no transporte e na vida dos cidadãos”, afirmou Leandro Vilela que estava acompanhado do vice-prefeito eleito, João Campos.
A nova frota, que começará a circular nesta terça-feira (17), faz parte da primeira etapa do programa Refrota – Setor Privado do Novo PAC. O projeto integra a modernização do transporte coletivo por meio da Nova RMTC, que prevê a substituição de veículos antigos por 1.200 novos ônibus até 2025, incluindo mais de 200 modelos elétricos. Os veículos entregues atendem ao padrão Euro 6, com menor emissão de poluentes e mais eficiência no consumo de combustível.
O ministro Jader Barbalho Filho destacou a importância do programa para a mobilidade urbana e a economia nacional. “O Refrota é um passo significativo na renovação do transporte coletivo no Brasil. Ele faz parte do Novo PAC, com investimentos que promovem o crescimento sustentável, geração de empregos e estímulo à indústria nacional. Serão 5 mil novos ônibus no Brasil, metade deles elétricos, e o restante com tecnologia Euro 6, que reduz emissões e melhora a eficiência. Isso também incentiva a indústria a produzir, gerando empregos e fortalecendo a balança comercial do país.”
O vice-governador Daniel Vilela reforçou a transformação esperada para o sistema de transporte na região. “Com os 46 ônibus entregues hoje, avançamos para consolidar o sistema da Região Metropolitana como um dos mais modernos do Brasil. Até 2025, teremos 1,2 mil novos veículos, todos com ar-condicionado, câmeras de segurança e recursos tecnológicos que aumentam a segurança e eficiência, incluindo medidas específicas para combater crimes contra mulheres.”
Murilo Ulhoa, presidente da CMTC, destacou que os novos ônibus começarão a operar imediatamente. “Os 46 ônibus apresentados hoje já estarão em circulação a partir de amanhã, atendendo Goiânia e a região metropolitana. Isso reforça o compromisso de oferecer um transporte público mais moderno e eficiente para a população.”
O programa Refrota é financiado pelo Ministério das Cidades, que disponibilizou R$ 95 milhões para a aquisição de 125 ônibus. Os 46 veículos entregues são a primeira etapa desse investimento. Até 2025, a Nova RMTC prevê mais de 1,5 mil ônibus em operação na Região Metropolitana de Goiânia, modernizando o sistema e oferecendo maior conforto e segurança aos usuários.
A iniciativa da nova RMTC inclui ainda a reestruturação de terminais, expansão de corredores de transporte e a implementação de veículos mais sustentáveis, como parte de um esforço integrado para melhorar a mobilidade urbana e reduzir os impactos ambientais do transporte coletivo.
Também estiveram presentes o prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel, os deputados federais Adriana Accorsi e José Nelto, a deputada estadual Bia de Lima, Denis Andia, secretário Nacional de Mobilidade Urbana e Adriano da Rocha Lima, secretário-geral de Governo de Goiás.