O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontra-se internado em São Paulo, após passar por uma cirurgia na cabeça, realizada na madrugada de terça-feira (10). A operação foi necessária devido a um sangramento causado por um acidente doméstico ocorrido dois meses antes, quando Lula caiu no banheiro do Palácio da Alvorada e bateu a cabeça. O presidente permanece no Hospital Sírio-Libanês, com previsão de alta para a próxima semana.
Com a ausência de Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin presidiu, nesta quinta-feira (11), a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, conhecido como Conselhão. O encontro ocorre no Palácio Itamaraty e reúne ministros, empresários e ativistas para discutir políticas públicas em diversas áreas. Esta foi a quarta reunião do colegiado desde sua reativação em 2023, após ter sido extinto durante o governo anterior.
A agenda da reunião incluiu a assinatura de decretos, sanções e acordos de cooperação, além de apresentações sobre investimentos em projetos de bioeconomia, descarbonização e segurança energética. O Conselhão foi criado por Lula em 2003 e reativado recentemente com o objetivo de fornecer sugestões ao governo sobre políticas públicas, especialmente em temas econômicos e sociais.