Um veterinário encontrou uma garça com um copo de plástico preso ao pescoço na estrada do Rio Morto, no bairro do Recreio, no Rio de Janeiro. O animal foi avistado por ele enquanto estava pousado no acostamento, em boa condição física, o que fez com que ela voasse antes de ser resgatada. A Patrulha Animal, serviço da Prefeitura do Rio, tem monitorado a situação, pois a ave continua sendo vista na região.
O resgate da garça está sendo dificultado pela localização, uma área alagada e de difícil acesso, onde a ave voa assim que se sente ameaçada. O veterinário explicou que a captura do animal só será possível quando seu estado de saúde se deteriorar, já que o copo obstrui o esôfago da ave, impedindo-a de se alimentar corretamente. Sem conseguir ingerir alimentos, a ave pode entrar em um estado debilitado, facilitando o resgate.
O Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras) da Estácio de Vargem Pequena está monitorando o caso em conjunto com os profissionais envolvidos. A expectativa é que, em cerca de cinco dias, a condição de saúde da garça permita que o procedimento de remoção do copo seja realizado, visando a recuperação completa do animal.