A vereadora Kátia Maria (PT), presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Goiânia, se reuniu nesta quarta-feira (18/12) com o interventor da saúde no município, Márcio de Paula Leite, para cobrar medidas emergenciais diante da grave crise enfrentada pela rede de saúde da capital. Durante o encontro, Kátia apresentou um relatório elaborado pela comissão e encaminhado ao Ministério Público de Goiás (MPGO), que já apontava a precariedade dos serviços desde maio deste ano. Ela também solicitou informações detalhadas sobre as ações que estão sendo adotadas para reverter o cenário de caos na saúde.
A vereadora destacou que, independentemente da situação política, o foco deve ser o cuidado com a população e se colocou à disposição para contribuir com as soluções, mas também para fiscalizar a execução das ações. Além do relatório, Kátia cobrou explicações sobre os repasses financeiros a hospitais e maternidades, como o Hospital Araújo Jorge e a Santa Casa, e sobre a situação das unidades de saúde, que enfrentam problemas como falta de limpeza e greve de funcionários terceirizados. A parlamentar também mencionou a falta de combustível e o atraso no pagamento de benefícios aos servidores da urgência e emergência.
Apesar de ouvir respostas preliminares de Leite, que se comprometeu a enviar o plano emergencial assim que finalizado e regularizar as pendências financeiras, Kátia manifestou preocupação com a falta de soluções concretas apresentadas até o momento. A vereadora finalizou a reunião ressaltando que o acompanhamento contínuo das ações será fundamental para verificar se a intervenção está, de fato, resolvendo a crise na saúde municipal.