O mapa de qualidade da água divulgado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) aponta que, no segundo dia do verão, 18 praias no litoral paulista estão classificadas como impróprias para banho. A maioria das praias afetadas está no litoral norte, com destaque para os municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, que somam 13 áreas contaminadas. As praias de Rio Itamambuca, Itaguá 1 e 2, e Lázaro, em Ubatuba, estão entre as mais afetadas, além de outras localizadas em cidades vizinhas.
Na Baixada Santista, cinco praias também estão impróprias para banho, incluindo as de Perequê, em Guarujá, e Aviação e Vila Mirim, em Praia Grande. No entanto, o litoral sul do estado não apresenta nenhuma praia com essa classificação. A avaliação da qualidade da água é feita com base na presença de bactérias, como coliformes termotolerantes e Escherichia coli, que indicam contaminação fecal.
A próxima medição da qualidade das águas está prevista para o dia 26 de dezembro, com a Cetesb monitorando constantemente a situação das praias paulistas. O órgão alerta que a presença dessas bactérias pode representar riscos à saúde dos banhistas, e recomenda que a população esteja atenta às atualizações para garantir a segurança durante o período de férias.