Na tarde desta segunda-feira (16), rajadas de vento superiores a 60 km/h afetaram as operações no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, forçando desvios de rotas de diversos voos e causando o cancelamento de outros. De acordo com a concessionária Aena, responsável pelo aeroporto, cinco voos que estavam programados para pousar em Congonhas foram redirecionados para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e um para o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos. A mudança nas operações foi determinada pelas tripulações dos voos, em função das condições climáticas adversas.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo informou que as rajadas de vento chegaram a 61 km/h na região de Congonhas, causadas por uma área de baixa pressão atmosférica sobre o oceano, próxima à costa. Essas condições prejudicaram a realização de alguns voos, sendo que a companhia aérea Azul relatou o deslocamento de um voo para Campinas e o cancelamento de outro, com destino a Brasília. A Gol também registrou desvios em três de seus voos, que foram realocados para Viracopos, devido aos ventos fortes.
Apesar dos transtornos no início da tarde, o Aeroporto de Congonhas operava normalmente no final do dia, com pousos e decolagens acontecendo sem maiores complicações. As empresas aéreas afetadas informaram que estão prestando assistência aos passageiros e reorganizando as viagens para minimizar os impactos. A Latam, por sua vez, não se pronunciou sobre os possíveis efeitos das condições meteorológicas em seus voos até a publicação da matéria.