As vendas de Natal em shopping centers registraram um crescimento de 5,5% em 2024, comparado a 2023, conforme o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O levantamento analisou o desempenho das lojas entre 19 e 25 de dezembro e mostrou que o aumento foi superior à média de todo o varejo, que cresceu 3,4% no período. Esse crescimento é considerado o melhor valor nominal da série histórica iniciada em 2019, totalizando R$ 5,94 bilhões.
O ticket médio nas compras realizadas nos shoppings foi de R$ 213,83, o que representou uma alta de 3,3% em relação ao ano passado. Em comparação, as lojas de rua apresentaram um ticket médio de R$ 109,47, com aumento de 2,7% frente a 2023. A movimentação nos shoppings foi impulsionada principalmente pela confiança do consumidor, a melhora da renda familiar e a queda do desemprego, fatores que contribuíram para um cenário de consumo mais aquecido durante as festividades.
A diversificação de ofertas e experiências nos shoppings também foi destacada como um dos motores do desempenho positivo, com a variedade de opções atraindo mais consumidores. Para o presidente da Abrasce, esses resultados refletem uma recuperação e estabilidade do setor, evidenciada pelo aumento tanto no volume de vendas quanto no ticket médio.