A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina anunciou a retomada da vacinação contra a Covid-19 a partir da próxima segunda-feira (16) nas 54 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Serão disponibilizadas 3 mil doses da vacina Serum, desenvolvida pela Zalika Farmacêutica e distribuída pelo Ministério da Saúde. De acordo com informações oficiais, a vacina tem uma eficácia de 90% contra casos sintomáticos em adultos, e seu uso já está aprovado em países como Estados Unidos e Reino Unido.
Os grupos prioritários para a vacinação incluem pessoas acima de 12 anos, com destaque para gestantes, imunocomprometidos e idosos. As gestantes devem receber uma dose da vacina a cada gestação, enquanto os imunocomprometidos devem ser vacinados a cada seis meses, e os idosos, anualmente. A medida visa reforçar a proteção contra o coronavírus, especialmente em públicos mais vulneráveis à doença.
Além da vacinação, a Secretaria de Saúde esclareceu que o planejamento de distribuição segue as diretrizes do Ministério da Saúde, com foco na imunização de grupos específicos. A retomada da vacinação ocorre em um momento de reforço das estratégias para conter a propagação do vírus, com a ampliação do acesso à vacina para a população local.