A partir de quinta-feira (12), Curitiba retoma a aplicação da vacina anticovid em 109 unidades básicas de saúde (UBS), com 20 mil doses disponíveis para pessoas com 12 anos ou mais. A nova remessa de vacinas recebida pelo Ministério da Saúde é uma versão atualizada, voltada para as cepas mais circulantes do vírus. A aplicação será destinada a grupos prioritários, incluindo pessoas imunocomprometidas, trabalhadores da saúde, idosos, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, entre outros.
Além das prioridades, a vacinação se estende ao público geral com 60 anos ou mais, que deve receber uma dose a cada seis meses, e às gestantes, que devem tomar a vacina durante a gestação. A vacina também faz parte do calendário anual de imunização, mas o estoque disponível não contempla a vacinação de crianças de seis meses a quatro anos, devido ao desabastecimento nacional.
As unidades de saúde de Curitiba continuam com a vacinação enquanto houver estoque. A prefeitura orienta que pessoas que tiveram a Covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para receber a vacina. Detalhes sobre os locais e horários de atendimento podem ser consultados no site Imuniza Já Curitiba.