A Universidade Federal do Tocantins (UFT) está ampliando o Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato), criando parcerias com a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO). O Exato, que funciona de maneira similar ao Enem, busca facilitar a entrada de estudantes em cursos superiores, oferecendo uma alternativa mais simples para quem deseja ingressar nas universidades. O exame será utilizado para selecionar alunos para o primeiro semestre de 2025 e também para as vagas remanescentes de vestibulares e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Neste domingo (15), a UFT aplicará as primeiras provas do Exato, que serão divididas em duas partes: pela manhã, os candidatos farão provas de Linguagens, Matemática e Redação, com quatro horas de duração, enquanto à tarde serão aplicadas provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com três horas de duração. A novidade oferece aos alunos a possibilidade de usar as notas para ingressar nos cursos de graduação da UFT, UFNT e IFTO. As provas serão realizadas nos câmpus da UFT em várias cidades do Tocantins, incluindo Palmas e Arraias.
Com o aumento de adesões ao Exato, a UFT planeja substituir gradualmente o vestibular e outros processos seletivos por este exame, oferecendo ainda a possibilidade de ingresso como aluno especial em disciplinas específicas. No entanto, processos tradicionais como o Enem, Sisu e o sistema de cotas continuarão a ser mantidos. A nova iniciativa visa proporcionar aos estudantes uma forma mais acessível de ingressar no ensino superior e possibilitar que se familiarizem com os cursos da universidade antes de sua entrada formal.