Mais de 32 mil candidatos participam da segunda fase do vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista) neste domingo (8) e segunda-feira (9). Durante as provas, os estudantes terão que responder questões discursivas e realizar uma redação. O exame começa às 14h, com abertura dos portões às 13h, e os candidatos poderão sair a partir das 17h, com término previsto para às 19h. O exame de domingo abrange disciplinas como ciências humanas, ciências da natureza e matemática, com 24 questões no total. Já a segunda-feira será dedicada à redação e 12 questões relacionadas a linguagens e suas tecnologias.
A prova de redação exigirá dos candidatos um texto dissertativo-argumentativo, com foco em temas de relevância social, uma tendência observada nas edições anteriores. É importante que os candidatos defendam um ponto de vista utilizando argumentos sólidos, evitando o uso de pronomes pessoais como “eu” e “tu”. Além disso, os estudantes devem estar atentos às regras do exame, como a proibição de dispositivos eletrônicos e outros materiais não autorizados, como bonés e protetores auriculares, durante as provas.
A Unesp também divulgou as notas de corte da primeira fase do vestibular, destacando os cursos mais concorridos. Medicina foi o curso com a maior nota de corte, exigindo 81 acertos para ser convocado à segunda fase. Outros cursos, como engenharia aeronáutica, ciências da computação e psicologia, também apresentaram altas notas de corte. O calendário do vestibular segue com a divulgação da lista geral de classificação marcada para 31 de janeiro de 2025.