O último dia do ano, terça-feira (31), promete ser marcado por tempo abafado e instável, com previsão de chuva na maior parte das regiões do país. A combinação de calor intenso e alta umidade pode resultar na formação de nuvens do tipo cumulonimbus, que trazem chuvas fortes, granizo, ventania e raios. Em Barueri (SP), um exemplo recente dos efeitos desse clima foi registrado, com danos materiais e feridos leves devido ao granizo e chuvas intensas.
As regiões com maior alerta para chuvas fortes incluem áreas como o Acre, o oeste do Amazonas e desde Goiás até a divisa entre Rio de Janeiro e Espírito Santo, com possibilidade de alagamentos e deslizamentos. Além disso, o alerta se estende ao sul de Minas Gerais, São Paulo, centro-leste do Rio Grande do Sul e Região dos Lagos no Rio de Janeiro, onde ventanias e granizo também são esperados. Por outro lado, o tempo firme deve prevalecer no sul de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e regiões oeste e sul do Rio Grande do Sul, enquanto áreas do Piauí ao sul da Bahia terão dias ensolarados com alguma umidade.
As temperaturas seguem elevadas em todo o Brasil, com máximas que variam de 26°C em Florianópolis a 35°C em Teresina. Outras capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, registrarão 30°C. Apesar das adversidades climáticas previstas, o calor permanece constante, reforçando a necessidade de atenção às condições climáticas e aos riscos associados neste último dia do ano.