A terça-feira, último dia do ano, será de clima abafado e instável em quase todo o Brasil, com previsão de chuva forte em diversas regiões. O calor combinado com a alta umidade favorece a formação de nuvens de tempestade, como as cumulonimbus, que podem trazer chuvas intensas, granizo, ventania e raios. Eventos dessa natureza já foram registrados, como o ocorrido em Barueri, na região metropolitana de São Paulo, onde chuvas acompanhadas de granizo danificaram a estrutura de um supermercado, deixando quatro pessoas levemente feridas.
A previsão para o dia inclui alertas para temporais em áreas do Acre, oeste do Amazonas e de Goiás até a divisa do Rio de Janeiro com o Espírito Santo, com risco de alagamentos e deslizamentos. Regiões como o sul de Minas, São Paulo e o centro-leste do Rio Grande do Sul também devem enfrentar chuvas intensas, acompanhadas de ventania e granizo. Em contrapartida, o tempo permanecerá firme no sul do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e oeste e sul do Rio Grande do Sul. Já do Piauí até o sul da Bahia, o dia será ensolarado, mas com umidade mais elevada.
As temperaturas seguirão elevadas em todo o país, com máximas de 35°C em Teresina e 32°C em cidades como Natal, Belém, Cuiabá e Porto Velho. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, os termômetros devem atingir 30°C, enquanto Belo Horizonte e Florianópolis registrarão temperaturas mais amenas, de 27°C e 26°C, respectivamente. O calor e os riscos de chuva intensa marcam o encerramento do ano no Brasil.