A última rodada do Campeonato Brasileiro traz uma disputa intensa entre quatro clubes para evitar o rebaixamento: Atlético-MG, Fluminense, Athletico-PR e Red Bull Bragantino. Cuiabá, Atlético-GO e Criciúma já estão confirmados como rebaixados. De acordo com a análise da UFMG, o Bragantino é o mais ameaçado, com 67,9% de chance de queda, seguido por Athletico-PR (16,8%), Fluminense (11,5%) e Atlético-MG (3,8%). O cenário depende de uma série de confrontos diretos, que podem definir o futuro dessas equipes na elite do futebol brasileiro.
Os jogos decisivos ocorrerão no domingo (8), com o Bragantino enfrentando o Criciúma em casa, o Atlético-MG recebendo o Athletico-PR em uma Arena MRV fechada para o público, e o Fluminense jogando contra o Palmeiras no Allianz Parque. O Bragantino, atualmente na zona de rebaixamento, depende de uma vitória sobre o Criciúma para ultrapassar um dos rivais diretos, graças ao confronto entre Galo e Furacão. O Atlético-MG e o Athletico-PR precisam de resultados específicos para garantir a permanência na Série A.
O rebaixamento pode ser definido por uma combinação de vitórias e derrotas nos confrontos diretos. O Atlético-MG só será rebaixado se perder para o Athletico-PR e o Fluminense vencer ou empatar contra o Palmeiras, além de o Bragantino vencer o Criciúma. O Fluminense, por sua vez, pode ser rebaixado se perder para o Palmeiras e o Athletico-PR empatar ou vencer o Galo. Já o Athletico-PR corre o risco de queda caso não vença o Atlético-MG e o Bragantino supere o Criciúma.