A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Especial (PSE) do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, com 160 vagas disponíveis. O objetivo do curso é capacitar professores da rede pública e pessoas autodeclaradas quilombolas, integrando o Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 6 de janeiro de 2025, exclusivamente pela internet. Além do preenchimento da inscrição, é necessário anexar documentos pessoais e declarações, como o vínculo com a rede pública de ensino.
As vagas serão distribuídas entre as localidades do Curiaú, São José do Matapi e o campus da Ueap em Macapá. O curso contará com quatro turmas, sendo 40 vagas por turma. O início das aulas está previsto para o dia 20 de janeiro de 2025, após a homologação das inscrições, que ocorrerá no dia 10 de janeiro. A duração do curso será organizada para se ajustar ao calendário escolar, com períodos de aulas nos meses de janeiro e julho, aproveitando as férias escolares.
Os selecionados no processo seletivo receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 700, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para participar da seleção, é necessário que os candidatos tenham o currículo cadastrado na Plataforma Freire e apresentem certificado de conclusão do ensino médio, além de comprovarem seu pertencimento à comunidade quilombola. O processo seletivo ocorrerá em uma única etapa, com análise documental.