A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) anunciou para 2025 o lançamento do Programa Permanência Estudantil (Prope), que substituirá o Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe). A nova iniciativa visa atualizar o formato dos subsídios, simplificar os processos de solicitação e incluir o auxílio parentalidade, voltado aos estudantes com filhos menores de cinco anos. O Prope será composto por quatro modalidades de apoio: auxílio permanência integral, auxílio permanência parcial, auxílio emergencial e auxílio parentalidade, todos destinados a discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Além da inclusão do auxílio parentalidade, o novo programa tem como objetivo facilitar a participação dos alunos, com uma seleção mais simplificada e a integração dos auxílios em uma única chamada. Isso deve reduzir o número de editais lançados por ano. A expectativa é que o Prope seja lançado no primeiro semestre letivo de 2025, mas a migração dos estudantes que já recebem benefícios para o novo programa não será automática, exigindo que os alunos fiquem atentos às novas publicações.
O valor dos auxílios será definido na primeira reunião de 2025 da Câmara de Administração e Planejamento (CAP) da Udesc. A universidade compromete-se a atualizar anualmente os valores com base na inflação. O novo programa visa melhorar a permanência e a autonomia dos estudantes, oferecendo uma ajuda financeira mais adaptada às suas necessidades. Para mais informações, a universidade disponibiliza canais de comunicação com a Assessoria de Comunicação da Udesc.