Até a próxima sexta-feira, 20, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abertas para o curso de aperfeiçoamento em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O curso será oferecido gratuitamente e na modalidade a distância, com início previsto para março de 2025. São 5 mil vagas destinadas a profissionais da educação básica, como professores e gestores das redes públicas de ensino. O objetivo é aprimorar as práticas pedagógicas para promover uma educação mais inclusiva e diversificada.
O curso, com carga horária de 120 horas, será estruturado em quatro módulos: Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva; Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Educação Inclusiva; Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas; e Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola. As atividades serão totalmente online e abordarão conteúdos alinhados com os marcos legais da educação especial e com as últimas pesquisas sobre inclusão no ensino regular.
A formação faz parte de um convênio federal entre o Ministério da Educação e diversas instituições de ensino superior. Além do curso sobre educação inclusiva, a Udesc também está com inscrições abertas para outro curso relacionado às relações étnico-raciais e à educação escolar quilombola. Ambos os cursos são oferecidos por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e contam com parcerias internas, como o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva e diversos laboratórios especializados da Udesc. Para mais informações, a Udesc disponibiliza contatos de e-mail e telefone para esclarecimento de dúvidas.