Na segunda-feira (9), a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, entregou simbolicamente a chave do imóvel que abrigará a Delegacia Fluvial da Marinha do Brasil. A unidade ficará localizada na antiga Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), na Avenida Guilherme Ferreira. A presença da Marinha na cidade trará diversos benefícios à população, como cursos profissionalizantes, agilidade na regularização de documentos de embarcações e simplificação no processo de habilitação para arrais-amador, que antes exigia viagens a Belo Horizonte.
Além da Delegacia Fluvial, a cidade contará com a instalação da Patromoria Avançada, um ponto de atracação para embarcações, que também estará responsável pela fiscalização e combate a crimes ambientais. A construção da delegacia e a instalação da Patromoria são parte de um esforço maior da prefeitura para melhorar a infraestrutura turística e fortalecer o complexo náutico da região, em especial nas margens do Rio Grande.
O imóvel que abrigará as novas instalações foi cedido à Marinha após aprovação pela Câmara Municipal em novembro e sancionado pela prefeita. A viabilidade da instalação de uma Delegacia Fluvial foi avaliada em agosto de 2023 pelo 1º Distrito Naval da Marinha do Brasil. Com a instalação da unidade, a Marinha também promete contribuir para o desenvolvimento local, com foco em segurança e capacitação da comunidade.