O projeto de construção de um túnel subaquático ligando Santos a Guarujá foi encaminhado para avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU) após ser aprovado pelo Ministério de Portos e Aeroportos. Com um investimento estimado em mais de R$ 6 bilhões, a obra será financiada igualmente pelos governos federal e estadual de São Paulo e deve beneficiar mais de 2 milhões de pessoas. Previsto para começar em 2025, o túnel terá como objetivo melhorar a mobilidade urbana e o escoamento da produção do Porto de Santos, além de incluir melhorias no acesso para navios.
O túnel, com aproximadamente 870 metros de extensão e 21 metros de profundidade, será o primeiro do tipo subaquático na América Latina. A estrutura contará com três faixas em cada direção, uma faixa adaptável para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de áreas exclusivas para ciclistas e pedestres. Ele conectará as áreas de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá, proporcionando um novo fluxo de tráfego e maior integração entre as duas cidades.
O ministro Silvio Costa Filho destacou a importância do projeto não apenas para a mobilidade urbana, mas também para a modernização do Porto de Santos, com a concessão do canal portuário prevista para aumentar a capacidade operacional da região. A iniciativa já passou por consultas públicas e sondagens de mercado, refletindo um esforço para garantir transparência e engajamento da sociedade no processo.