O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, destacou suas intenções para o segundo mandato em um evento realizado em Phoenix, Arizona, no domingo (22). Entre as promessas feitas, Trump afirmou que tomará medidas executivas para enfrentar questões relacionadas ao que classificou como “mutilação sexual infantil” e para proibir a participação de pessoas transgênero no exército e nas escolas de ensino fundamental e médio. Além disso, ele reiterou seu compromisso de excluir os atletas transgêneros das competições femininas, alegando que o governo dos Estados Unidos adotará uma política oficial que reconhece apenas dois gêneros: masculino e feminino.
A fala de Trump reflete a intensificação do debate nos Estados Unidos sobre os direitos de pessoas transgênero, com estados controlados por diferentes partidos implementando políticas divergentes sobre questões como tratamentos médicos e educação sobre o tema nas escolas. A controvérsia sobre esses assuntos tem polarizado ainda mais a política americana, com disputas acirradas sobre quais medidas devem ser adotadas em relação aos direitos e à inclusão de pessoas transgênero.
O ex-presidente também projetou uma visão otimista para seu segundo mandato, afirmando que, em 20 de janeiro, os Estados Unidos deixarão para trás o que ele chamou de “quatro anos de fracasso” e entrarão em uma nova era de “paz, prosperidade e grandeza nacional”. Com o foco em temas como segurança e políticas internas, Trump busca fortalecer sua base conservadora e reafirmar seu compromisso com um governo de postura mais rígida em relação a temas sociais controversos.