O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou apoio a uma nova proposta dos republicanos da Câmara, criada com o objetivo de evitar uma paralisação do governo federal. O plano revisado surgiu após exigências de última hora de algumas facções republicanas que bloquearam o projeto original. Trump incentivou tanto republicanos quanto democratas a aprovarem a proposta, destacando que ela inclui um aumento no teto da dívida até 30 de janeiro de 2027, além de auxílio a desastres naturais e apoio financeiro para agricultores.
Os legisladores têm até a meia-noite de sexta-feira (20) para aprovar um projeto que garanta o financiamento temporário do governo, caso contrário, uma paralisação pode ocorrer. Até o momento, o Congresso não conseguiu aprovar os recursos necessários para o funcionamento de diversas agências federais, o que afetaria os serviços públicos e a economia do país.
A paralisação do governo é um cenário temido por especialistas e autoridades, já que pode gerar impactos negativos para a administração pública e a economia dos Estados Unidos. A proposta em questão visa garantir a continuidade dos serviços essenciais enquanto um acordo definitivo sobre o orçamento não é alcançado.