O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) julgou irregulares as contas da Câmara Municipal de São José do Rio Preto (SP) referentes ao exercício de 2021. Durante a sessão realizada na terça-feira (3), foram apontadas diversas irregularidades, entre as quais se destacam o número excessivo de cargos comissionados e a presença de funcionários de forma inadequada na Casa de Leis. Além disso, o relatório mencionou o pagamento de gratificações a comissionados por serviços considerados especiais no âmbito parlamentar.
O ex-presidente da Câmara, que estava à frente da Casa no período de 2021, declarou em entrevista que sua gestão havia mantido a Câmara Municipal como uma das mais econômicas do Estado, embora o TCE tenha identificado as falhas na administração. Este é o quarto ano consecutivo em que as contas da Câmara Municipal de Rio Preto são reprovadas, situação que também ocorreu nos anos de 2018, 2019 e 2020.
As contínuas reprovações do Tribunal de Contas indicam a persistência de problemas administrativos e de gestão no Legislativo local. O TCE-SP tem sido um dos principais órgãos responsáveis pela fiscalização das finanças públicas no estado, e os resultados dos julgamentos têm gerado discussões sobre a transparência e eficiência na gestão pública da cidade.