A Transpetro, subsidiária de transporte da Petrobras, anunciou a conclusão da negociação com o consórcio formado pelos estaleiros Ecovix e Mac Laren para a compra de quatro navios da classe Handy, com capacidade entre 15 e 18 mil toneladas de porte bruto. O valor acordado por embarcação é de US$ 69,5 milhões. A transação faz parte do Programa de Renovação e Ampliação da Frota (TP 25), que visa aumentar em 25% a capacidade logística da companhia. A assinatura do contrato está prevista para o início de 2025, quando também será lançado um novo edital para a aquisição de oito navios gaseiros.
Esse avanço no plano de renovação marca a retomada das aquisições no Brasil, após uma década sem contratações para ampliar a frota. Os novos navios serão equipados com tecnologias que buscam maior eficiência energética e redução de emissões de gases de efeito estufa, com estimativa de redução de 30% em relação aos atuais modelos da frota. As embarcações poderão operar com bunker ou biocombustíveis, alinhando-se às tendências de sustentabilidade do setor.
Além dos quatro navios Handy, o programa prevê a compra de diferentes tipos de embarcações, incluindo gaseiros e navios de médio porte, com foco em atender à demanda de transporte de produtos da Petrobras. A Transpetro planeja lançar, em janeiro de 2025, uma licitação internacional para a aquisição de oito navios gaseiros, com capacidade entre 7 mil e 14 mil toneladas de porte bruto. O programa é considerado essencial para garantir a eficiência e a redução de custos operacionais a longo prazo, ao mesmo tempo em que amplia a capacidade de transporte de derivados ao longo da costa brasileira.