Totens com atendimento remoto e monitoramento em tempo real serão instalados em Cuiabá para aumentar a segurança de mulheres que utilizam pontos de ônibus entre 20h e 5h. O primeiro será inaugurado na Avenida Getúlio Vargas, próximo à Praça Santos Dumont. Os equipamentos contam com câmeras e sensores que permitem o acionamento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) em casos de emergência. A iniciativa integra o projeto Abrigo Amigo, desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade Urbana e a Secretaria da Mulher.
As usuárias poderão acessar o serviço por meio de uma central remota, operada por atendentes capacitadas que fornecem suporte imediato até a chegada do transporte. A proposta também visa conscientizar e educar a população com campanhas sobre o combate à importunação sexual no transporte público, uma medida que reforça a aplicação de leis como a da Parada Segura, permitindo desembarques mais próximos ao destino entre 21h e 5h.
Com 20 abrigos planejados, o projeto amplia a proteção às mulheres, um público que representa 60% dos usuários do transporte público em Cuiabá. Além de reforçar a segurança, a iniciativa busca fomentar denúncias contra delitos sexuais e estimular uma cultura de respeito no transporte público, atendendo cerca de 220 mil pessoas diariamente.