Na manhã desta quinta-feira (5), um terremoto de magnitude 7,0 foi registrado no oceano, a cerca de 63 km da cidade de Petrolia, na Califórnia. O tremor causou um alerta de tsunami para a costa da Califórnia e do Oregon, afetando cerca de 5 milhões de pessoas. Imediatamente após o terremoto, moradores receberam alertas de celular recomendando que se afastassem das áreas costeiras em direção a terrenos mais altos, enquanto escolas e o Zoológico de San Francisco evacuaram seus visitantes para garantir a segurança.
O alerta de tsunami, que chegou a ser emitido para a região, foi rapidamente cancelado após uma hora, mas causou movimentação nas zonas costeiras, com veículos se dirigindo para áreas mais elevadas. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), um segundo tremor de magnitude 5,8 foi registrado pouco depois, a 159 km de São Francisco. Até o momento, não foram relatados danos significativos nas áreas afetadas pela série de tremores.
Além disso, cerca de 19 mil pessoas ficaram sem energia elétrica no norte da Califórnia devido aos efeitos do terremoto. Tremores menores também foram sentidos no Havaí, a mais de 3 mil km de distância, mas não houve registros de danos adicionais. A situação segue monitorada pelas autoridades locais, que continuam a avaliar os impactos e a segurança nas áreas mais afetadas.