No estado do Rio de Janeiro, cidades das regiões serrana, norte e noroeste enfrentam risco alto de temporais e deslizamentos de terra nos dias que antecedem a virada do ano. O Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) emitiu alertas, destacando especialmente os municípios da região serrana, como Cachoeiras de Macacu e Teresópolis, que também apresentam risco elevado de deslizamentos devido à instabilidade do solo. Outras cidades, como Aperibé e São Sebastião do Alto, estão em alerta hidrológico alto, com previsão de alagamentos e risco de transbordamento de rios.
Em Teresópolis, as condições climáticas já causaram 18 ocorrências no domingo, incluindo deslizamentos de terra e danos em vias públicas. A Defesa Civil orienta que moradores em áreas de risco fiquem vigilantes e busquem abrigo em locais seguros, como casas de amigos ou pontos de apoio municipais. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi a região que mais recebeu chuvas, com 100,4 mm em 24 horas, elevando o nível de alerta na cidade.
Na capital fluminense, o tempo também estará instável nos dias próximos ao Réveillon, com chuvas isoladas e rápidas previstas para o dia 30 de dezembro. Para a véspera de Ano Novo, a previsão é de céu nublado e possibilidade de chuvas fracas. Apesar das condições climáticas adversas, a cidade do Rio espera receber cerca de 2,5 milhões de pessoas para a celebração de Réveillon em Copacabana. O governo estadual mantém equipes de monitoramento e pronto atendimento nas áreas mais afetadas.