Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil (BB), foi eleita pela revista Forbes como a 18ª mulher mais poderosa do mundo, figurando na lista das 100 mulheres mais influentes, divulgada nesta quarta-feira (11). Ela é a única brasileira a compor a lista, destacando-se pela trajetória de mais de 30 anos de carreira, que inclui experiências em diferentes áreas e unidades do BB. Ao assumir a presidência do banco em 2023, tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo desde a fundação da instituição, em 1808.
Sua jornada profissional começou em 1988, quando atuou como feirante e, mais tarde, como professora. Em 2000, ingressou no Banco do Brasil, onde ocupou diversos cargos de relevância, como gerente executiva, superintendente comercial e gestora de equipes voltadas para estratégias de produtos e serviços no mercado de pessoa física. Medeiros também se destacou pelo desenvolvimento de modelos estratégicos no setor de seguros e pela coordenação de equipes de consultores em empresas do grupo BB Seguros.
Com uma formação em administração e pós-graduação em áreas como marketing, liderança e inovação, Tarciana foi responsável por diversas inovações no banco, incluindo a implementação de processos voltados à experiência do cliente e à gestão de relacionamentos no varejo. Sua liderança tem sido reconhecida pelo papel fundamental na transformação e expansão do Banco do Brasil, impactando diretamente a operação e os resultados da instituição.