Na última sexta-feira (13), a Polícia Civil prendeu um dos envolvidos na fuga de 16 detentos do Conjunto Penal de Eunápolis, localizado no extremo sul da Bahia. O suspeito foi capturado em sua residência na cidade e estava armado com um fuzil. Durante o interrogatório, ele confessou sua participação no resgate, que foi realizado por um grupo armado com o objetivo de libertar um líder de uma organização criminosa local. O homem relatou que receberia R$ 5 mil pelo crime, mas não revelou a identidade dos demais envolvidos.
A fuga ocorreu na noite de quinta-feira (12), quando cerca de oito indivíduos armados invadiram a unidade prisional e libertaram o líder da organização criminosa e mais 15 detentos. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), a ação foi planejada para resgatar um dos principais líderes do grupo, além de outros membros da facção. A Polícia Civil e Militar seguem com as investigações para localizar e recapturar os fugitivos.
Após a prisão do suspeito, um inquérito policial foi aberto para apurar todos os detalhes da fuga e das circunstâncias que envolveram a operação criminosa. As autoridades continuam as diligências na tentativa de identificar os outros participantes e impedir que os detentos foragidos permaneçam em liberdade.