A Superintendência de Seguros Privados (Susep) concedeu autorização à Andrina, uma sociedade seguradora de propósito específico (SSPE), para emitir as Letras de Risco de Seguros (LRSs), novos títulos regulamentados que têm como objetivo financiar carteiras de apólices de seguradoras e resseguradoras. Com essa medida, investidores poderão aportar recursos nesses títulos, assumindo parte dos riscos e retornos das atividades de seguros e resseguros.
As LRSs são vistas como uma alternativa inovadora para o financiamento do setor, que tradicionalmente utiliza a venda de apólices como fonte de capital. A criação desse novo instrumento busca ampliar a capacidade das seguradoras de gerenciar riscos, especialmente diante do aumento de sinistros relacionados a fenômenos climáticos extremos, que têm se tornado cada vez mais frequentes.
Inspiradas em instrumentos similares utilizados no mercado internacional, como as insurance linked securities (ILSs), as LRSs oferecem uma nova forma de conectar o setor financeiro com o mercado de seguros, permitindo uma diversificação nas fontes de financiamento e um aprimoramento na gestão de riscos do setor.