Na última sexta-feira, a FIFA realizou o sorteio que definiu os grupos das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2026. As 54 seleções da UEFA foram divididas em 12 grupos, com os times mais bem classificados na Liga das Nações ocupando as primeiras posições. A Itália, Portugal, Dinamarca, Espanha, Holanda, Croácia e França são as principais seleções, mas só irão conhecer seus adversários definitivos após a fase final da Liga das Nações, que definirá as últimas classificações.
Os grupos A a F foram preenchidos pelas 34 seleções com melhor desempenho na Liga das Nações, enquanto os grupos G a L terão cinco seleções, em vez das tradicionais quatro, para equilibrar a distribuição. A Espanha, atual campeã da Eurocopa, pode enfrentar a Turquia, Geórgia e Bulgária ou Polônia, Finlândia, Lituânia e Malta, dependendo de seu desempenho nas quartas de final da Liga das Nações. Já a França terá possíveis adversários como Ucrânia, Islândia e Azerbaijão, ou República Checa, Montenegro e Gibraltar, conforme o resultado de sua partida contra a Croácia.
O sorteio também determinou confrontos interessantes para seleções como a Inglaterra, que ficou no grupo K com Sérvia, Albânia, Letônia e Andorra, e a Bélgica, que enfrentará País de Gales, Macedônia do Norte, Casaquistão e Liechtenstein no grupo J. Em grupos com seleções menos tradicionais, como o H, a Áustria será acompanhada por Romênia, Bósnia e Herzegovina, Chipre e San Marino. As eliminatórias têm início no próximo ano, com a expectativa de intensas disputas por vagas no maior torneio de seleções do futebol mundial.