O Shopping Popular de Cuiabá inaugurou no sábado (14) uma estrutura provisória no estacionamento do local, após o incêndio que destruiu a antiga sede em julho deste ano. A nova instalação, composta por 600 bancas distribuídas em 216 contêineres, visa proporcionar um impulso ao comércio local, que ficou temporariamente instalado em tendas na avenida Carmindo de Campos por cinco meses. Segundo os responsáveis, a nova estrutura é considerada um patrimônio da cidade, atendendo não apenas os comerciantes, mas toda a população cuiabana e visitantes.
A inauguração da estrutura foi acompanhada de fiscalizações por órgãos como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). Durante as vistorias, foi verificado que os trabalhos foram realizados por profissionais habilitados, como arquitetos e engenheiros. Contudo, desde o incêndio, os lojistas enfrentam desafios como a falta de previsibilidade quanto ao tempo e o risco de compartilhamento de espaço com o trânsito de veículos na área improvisada.
O incêndio que destruiu a estrutura original do shopping ocorreu na madrugada do dia 15 de julho e teve origem em um superaquecimento elétrico em um dos boxes do local, conforme apontado pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). A investigação revelou que o incêndio foi acidental, e a análise do sistema de câmeras de segurança contribuiu para a conclusão do laudo. A reconstrução do shopping ainda está em andamento, com esforços para garantir a continuidade das atividades comerciais na cidade.